Saturday, February 24, 2007

Parte III - A reacção do Presidente da Junta

Uma pequena história

O Presidente da Junta ficou preocupado e está a lutar com todas a s armas para convencer o pessoal da aldeia a não vender as quotas. Para além de querer impedir que os seus sócios se desloquem à vila para fazer a escritura, já mandou o filho dizer que de futuro vai oferecer a todos os sócios uma posta de bacalhau, 20 litros de vinho e uma garrafa whisky de malte pelo Natal (tirados directamente do stock da mercearia). Diz ainda que vai comprar com o dinheiro em caixa, as quotas a quem quiser vender e que vai dar um máximo de 11.500 euros por cada uma (não diz quanto é que vai ser o mínimo) . Para além disso vai ainda vender também o talho. Promete distribuir aos sócios só em dividendos e géneros mais de metade do valor das quotas nos próximos seis anos.

Tanta gentileza anda a deixar alguns sócios preocupados. Afinal se a mercearia vai distribuir o stock pelos sócios e vai tirar dinheiro da caixa para pagar os dividendos onde é que vai buscar dinheiro para comprar mercadoria e renovar o balcão frigorífico que precisa de ser substituído? Há também quem lembre que o armazém precisa de obras sob pena do telhado ruir. Será que na ânsia de impedir que o tio Belmiro compre a mercearia não vai fazer com que ela se afunde rapidamente? Será que daqui a seis anos as quotas não valerão muito menos que agora? É isso que os sócios actuais precisam de esclarecer rapidamente para saberem se vendem ou não.

Afinal se a mercearia não investir o tio Belmiro vai acabar por ficar a ganhar, pois pode abrir uma sucursal na aldeia e dar cabo do negócio ao presidente da Junta. Ele até pode comprar o talho que o presidente quer pôr à venda e transformar o talho num supermercado. E dizem que de supermercados percebe o tio Belmiro.

No comments: